top of page

Palestra sobre Zonas Húmidas e Biodiversidade


Ontem pelas 14:25, decorreu na EBVV uma palestra sobre Zonas Húmidas e Biodiversidade, para todos os alunos da EBVV pela Drª Marta Oliveira, investigadora do CIBIO / INBIO da Universidade do Porto. Esta atividade decorre do Plano de Ação do Projeto Eco Escolas da EBVV, e serve entre outros aspetos, como preparação dos nossos alunos do quinto ano, para a realização de trabalhos sobre o tema "WETLANDS – Um Tesouro a Conservar" no âmbito de um concurso nacional da ABAAE.



A palestra sobre zonas "húmidas e biodiversidade", abordou também a importância destes ecossistemas, os desafios de degradação, a Convenção de Ramsar, e a ligação da vida humana com estes locais através de atividades como agricultura e pesca, focando na conservação e restauro, com exemplos práticos em Portugal (sapais) e no mundo (mangais)



As principais zonas húmidas em Portugal Continental incluem a Ria Formosa (Sul), o Estuário do Tejo (Centro/Oeste) e o Paul do Boquilobo (Centro), além de outras como as Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos (Norte) e o Paul de Arzila (Oeste), sendo muitas delas classificadas como Sítios Ramsar devido à sua importância internacional para a biodiversidade, especialmente para aves aquáticas. 



Em suma, estes ecossistemas, são refúgios de biodiversidade e fundamentais no armazenamento e regulação da água doce, as Zonas Húmidas são determinantes para o equilíbrio do Planeta. Nelas se incluem estuários, sapais, pântanos, mangais, rios, ribeiras, charcos, recifes de coral e arrozais, abrangendo tanto ecossistemas de água doce como salgada, costeiros ou interiores, naturais ou criados pelo ser humano. E delas depende o bem-estar dos seres humanos, mas também a sobrevivência de inúmeras espécies animais e vegetais.



De acordo com a Convenção sobre Zonas Húmidas (ou Convenção de Ramsar), estes ecossistemas cobrem apenas 6% da superfície da Terra, mas asseguram habitat ou local de reprodução a 40% de todas as espécies vegetais e animais. Algumas das plantas e algas que os integram têm um importante papel de filtragem e purificação da água, removendo substâncias químicas, metais pesados e outros poluentes – daí serem frequentemente apelidadas de “rins do Planeta”. Além disso, as Zonas Húmidas ajudam a prevenir cheias e inundações, ao absorver o excesso de água, e capturam e armazenam dióxido de carbono, contribuindo para mitigar os efeitos das alterações climáticas.

Só me resta agradecer á Drª Marta Oliveira, a belíssima aula que nos presenteou com esta Palestra, bem como os inúmeros conhecimentos que nos forneceu . Aos alunos presentes os meus PARABÉNS, pois revelaram de um modo geral muito interesse e otimo comportamento, dignificando assim o nome da nossa Escola.


Vila Verde, 20 de janeiro de 2026


Luís Beleza Vaz


(Coordenador do Eco Escolas da EBVV)



 
 
 

Comentários


© 2025 por Projeto Eco-Escolas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page