Horto da Associação ALVA em Tibães / o berçário dos nossos carvalhos
- Luís Vaz
- 27 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de nov. de 2025

Ontem dia vinte e seis de novembro, desloquei-me com o Sr. Abílio, delegado da Associação ALVA ao Horto principal desta nossa parceira, um horto que é cuidado por jardineiros do Mosteiro de Tibães. Nele pude constatar que os nossos jovens carvalhos que foram reproduzidos pelos nossos alunos no ano passado durantes as atividades do Clube da Floresta "A Bolota", se encontram de perfeita saúde e em franco crescimento, conforme se pode constatar pelas fotografias que tive o privilégio de tirar durante a visita.
O professor Luís Vaz, coordenador do projeto Eco-Escolas da EBVV, contempla com grande satisfação as diversas árvores autóctones que irão reflorestar as áreas ardidas no Concelho de Vila Verde.
Neste momento o horto em questão está a sofrer trabalhos de manutenção por jardineiros profissionais, o que me alegrou bastante, já que desses tratamentos resultará um óptimo crescimento destas árvores autóctones que estamos a produzir há dois anos para esta nossa parceira, a Associação ALVA.

As árvores autóctones mais antigas e até com mais de quatro anos, prontas para irem para o seu local definitivo, são diversas, aveleiras, nogueiras, azevinhos, castanheiros, carvalhos e loureiros. Estas árvores autóctones de maior crescimento e com porte já de algum respeito ja têm destino, as áreas ardidas na freguesia de Geme no nosso Concelho de VILA VERDE. Em princípio e porque estão em vasos serão plantadas até finais do mês de Fevereiro e claro, os nossos alunos irão participar nesta ação de campo e de reflorestação.
Só me resta agradecer ao sr. Abílio por me ter facultado esta visita muito importante, já que este horto é uma parte importante para o ciclo de vida das plantas que também nós produzimos na nossa Escola em VilaVerde.
Até breve
Luís Vaz
(Coordenador do Projeto Eco-Escolas da EBVV)
















Comentários