Green Cork e o Projeto do ECO ESCOLAS da EBVV
- Luís Vaz
- 15 de jan.
- 2 min de leitura


A Escola Básica de Vila Verde (EBVV), sede do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, tem um programa ativo de recolha de rolhas de cortiça em parceria com a Green Cork e a Missão Continente, sob o lema "Rolhas recicladas, árvores plantadas", onde as rolhas entregues são convertidas em árvores autóctones plantadas em Portugal.
A recolha de rolhas de cortiça no âmbito do Green Cork (um projeto criado em 2008 pela Quercus em parceria com a Corticeira Amorim e o Continente e que já permitiu a recolha de cerca de 98 milhões de rolhas) irá permitir encaminhar as rolhas de cortiça para reciclar.
Dessa forma e como participamos neste projeto, GREEN CORK, somos efetivamente um canal de recolha de rolhas de cortiça usadas para se reciclarem ( em todas as nossas salas temos "rolhinhas"), logo estaremos a contribuir para o combate às alterações climáticas com a diminuição das emissões do CO2 retido nas rolhas de cortiça e para o desenvolvimento da economia circular. Estaremos ainda a contribuir para aumentar a capacidade de absorção e de retenção de CO2 através das novas árvores plantadas, fruto deste Projeto e a contribuir para o aumento do capital natural do nosso território.

Nesse sentido a Equipa do Eco Escolas da EBVV, empacotou esta semana, oito grande caixas cheias de rolhas e com a ajuda dos alunos da turma do 5⁰ D, carregaram o carro da professora Carla Vieira que gentilmente as transportou para o Continente Bom Dia em Vila Verde, um dos locais de entrega destas rolhas. Agora só nos resta dar os Parabéns a todos os intervenientes nesta campanha e continuarmos a recolher mais rolhas para podermos apoiar estas atitudes pró- sustentabilidade e de reforço da economia circular.

O Projeto Green Cork Escolas, da Quercus e parceiros, envolve as escolas na recolha de rolhas de cortiça para reciclagem, transformando-as em financiamento para plantar árvores autóctones e promover a consciência ambiental, através de campanhas, atividades educativas e concursos que recompensam o maior esforço de recolha e sensibilização. As escolas recebem materiais, participam em desafios e contribuem para a redução de resíduos, formando cidadãos ativos e sustentáveis.

Como funciona nas escolas:
Inscrição: Uma escola ou professor inscreve-se online, tornando-se um ponto de recolha.
Recolha: Alunos, professores e famílias trazem rolhas de cortiça para a escola.
Atividades: Desenvolvem-se atividades lúdicas e educativas sobre a cortiça, a sustentabilidade e a floresta autóctone.
Entrega: As rolhas são entregues em pontos de recolha (como lojas Continente) ou diretamente à Quercus.
Recompensa: A cortiça reciclada gera fundos para a plantação de árvores (Projeto Floresta Comum) e as escolas com melhor desempenho são premiadas.
Objetivos Principais:
Educação Ambiental: Formar cidadãos conscientes e responsáveis pelo meio ambiente.
Reciclagem: Reduzir o lixo enviado para aterros e valorizar um produto natural.
Reflorestação: Financiar a plantação de árvores autóctones.
Participação Comunitária: Envolver a comunidade escolar e local na proteção da floresta.
Até breve e obrigado
Luís Vaz
(coordenador do Projeto Eco Escolas)
















Oi gente todo bem com vose